Um grande vilão invisível a olho nu da nossa saúde é o material particulado, mais precisamente o fino (PM2.5 – particulate material 2.5). Essas microscópicas partículas são capazes de atingir nosso sistema respiratório e cardiovascular, desenvolvendo doenças a curto, médio e longo prazo.

Afinal, de onde vem o PM2.5?

Grande parte de sua origem se dá pela queima de combustíveis em veículos (diesel, por exemplo), processos de queima de biomassa, queimadas, atrito de pneus em asfalto, obras e construções e outros.

Esse material pode estar no estado sólido ou líquido, presente em forma de poeira, aerossol, fumaça e demais. Como o próprio nome diz, o material particulado fino tem tamanho igual ou menor que 2,5 mícrons, ou seja, é extremamente pequeno e leve. Um estudo da Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos, a matéria resultante da descarga de fumaça de um caminhão em Los Angeles pode chegar até o Grand Canyon, percorrendo mais de 700 km pelo ar. Exemplificando no cenário nacional, uma partícula emitida no centro de São Paulo poderia chegar à Florianópolis.

Material particulado fino e saúde: o vilão invisível a olho nu

As micropartículas do material fino são facilmente inaláveis e penetram profundamente no trato respiratório causando os maiores danos à saúde humana como doenças respiratórias e cardiovasculares, uma vez que se instalam nas regiões mais profundas do pulmão (alvéolos pulmonares e bronquíolos).

O estudo “Material particulado e doenças cardíacas: evidências de estudos epidemiológicos”, do Centro Nacional de Pesquisa para Meio Ambiente e Saúde do Instituto de Epidemiologia de Neuherberg (Alemanha), afirma a associação entre matéria particulada e doenças do coração notada desde os anos 90, quando surgiram evidências epidemiológicas entre a poluição do ar e internações hospitalares por doenças cardiovasculares.

Além dos diversos artigos, podemos citar o estudo feito pelos Cientistas da Universidade de Edimburgo que afirma que as partículas da fumaça do diesel podem aumentar a formação de coágulos nas artérias que podem, por sua vez, levar a ataques cardíacos e AVCs. A equipe mediu o impacto da fumaça do diesel em um grupo de voluntários saudáveis em cidades bastante poluídas. O material indica que é o material particulado do diesel, e não apenas os gases, que impactam os vasos sanguíneos.

Além dos prejuízos a longo prazo, as micropartículas também provocam reações praticamente imediatas, como as crises de rinite alérgica, asma e bronquite. Cerca de 30 a 40% da população mundial sofre dessas doenças, causada pelas micropartículas que vêm dos veículos, construções, indústrias, siderúrgicas, além de ácaros, poeira e odores, que existem aos milhões em um metro cúbico de ar.

Purificadores de ar Green Air são seus aliados!

Os purificadores Green Air são extremamente eficientes na retenção do material particulado por conta dos 7 e 8 estágios de purificação do ar. Neste caso, destacamos a atuação do HEPA H13, filtro com retenção superior a 99,97% de micropartículas com tamanho a partir de 0,3 mícrons – ou seja, retém o material particulado fino de 2,5 mícrons facilmente.

Por que utilizar os aparelhos Green Air?

  • 15 anos de mercado com milhares de clientes por todo o Brasil;
  • Filtro HEPA H13: filtro de alta performance;
  • Modo sleep: você pode desativar todas as luzes do painel durante a noite;
  • Baixa manutenção dos filtros;
  • Baixo consumo de energia;
  • Garantia de 5 anos: a maior do mercado no segmento!

Cuide da sua saúde respiratória com quem entende de purificadores de ar, a Ar e Saúde!

Compre diretamente em nosso site ou diretamente por WhatsApp com a nossa equipe.


A Ar e Saúde é uma empresa especializada em purificadores de ar residenciais e hospitalares de alta performance. Os aparelhos são indicados para o tratamento de rinite alérgica, asma e bronquite; alergia a ácaros, pólen e odores; melhora da qualidade de ar e controle de infecções em ambientes hospitalares.

Há 15 anos no mercado brasileiro, a empresa é detentora da marca Green Air no Brasil. Compre o seu aparelho exclusivamente pelo nosso e-commerce.
Quaisquer dúvidas, fale com a nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99115-0188.


Leia também