O filtro HEPA, do inglês High Efficiency Particulate Air, é famoso pela sua alta capacidade de filtragem de partículas. Damos atenção especial ao HEPA classe H13 hospitalar, utilizado nos purificadores Green Air H13 MAX, H13 MAX-i e SS500-Pro, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC – Centers for Disease Control and Prevention).

O HEPA classe H13 hospitalar é capaz de reter no mínimo 99,97% de micropartículas (bactérias, vírus, fungos, pó, pólen, ácaros, esporos de mofo e outros alérgenos do ar) com tamanho a partir de 0,3 mícrons – uma partícula com carga viral ou bacteriana tem em média 5 mícrons, oscilando entre 0,6 e 10 mícrons, ou seja, o filtro HEPA classe H13 hospitalar faz facilmente a retenção deste material. Devido a essa alta taxa de retenção de partículas com carga microbiológica, o HEPA classe H13 é indicado pelas principais agências internacionais de saúde e utilizado por grandes instituições e hospitais de referência. Conheça nossos clientes aqui.

Informação extra: 1 mícron é o equivalente a 1mm/1000.

Ambiente hospitalar, clínicas médicas e consultórios odontológicos

HEPA classe H13 hospitalar é conhecido na área médica pela sua alta eficiência em retenção e garantia de um ambiente com ar limpo e livre de alérgenos. O ar purificado e sem vírus e bactérias torna-se seguro para toda a equipe de profissionais e para os próprios pacientes.

Listamos as indicações das principais agências internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (citada como World Health Organization – WHO nas informações abaixo), Centro de Controle e Prevenção de Doenças (citada como Centers for Disease Control and Prevention – CDC) dos Estados Unidos. Confira as recomendações:

  • Para o Centers for Disease Control and Prevention, o uso do HEPA nível H13 hospitalar é para a prevenção de infecções causadas por microrganismos presentes no ar;
  • A World Health Organization, em Prevention of hospital-acquired infections (p. 49) aponta a importância do filtro HEPA nível H13 e afirma que “se as partículas de 0,3 mícrons ou maiores são removidas do ar, ele se tornará essencialmente limpo e livre de bactérias”;
  • A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria), no website Healthy Children, elege o uso de purificadores de ar com filtro HEPA nível H13 hospitalar para o controle da exposição aos ácaros;
  • A American Medical Association (Associação Médica Americana), em seu periódico JAMA mostra em “Medical Application of Dust-Free Rooms” (aplicações médicas para salas livres de poeira) ressalta a importância do filtro HEPA nível H13 hospitalar para o controle de bactérias no ar.

Como citado anteriormente, o filtro HEPA classe H13 é indicado para uso hospitalar pela sua alta eficiência na retenção de vírus, bactérias e outros alérgenos. Um ambiente com ar esterelizado representa que o ar está isento de material particulado com possíveis contaminações.

O aparelho SS500-Pro conta com essa tecnologia e é o produto Green Air recomendado para uso neste tipo de ambiente de até 40m². Este aparelho é usado com a principal indicação de controle de infecções hospitalares, além de tratamento da asma, rinite e bronquite alérgica; tratamento da alergia a ácaro, pólen e odores; controle do mofo e fungos em geral e prevenção de doenças relacionadas a má qualidade do ar.

Por conta da necessidade de renovação de ar com grande frequência, o SS500-Pro tem fluxo de ar de 483m³/hora. Segue a simulação de renovações em uma sala de consultório odontológico de 12m²:

  • Em uma sala de 12m², considerando pé direito padrão de 2,7m, o aparelho SS500-Pro poderá fazer 14,9 renovações de ar por hora – uma a cada 4 minutos aproximadamente.

Este número de renovações de ar garante um ambiente seguro ao profissional e ao paciente, pois as partículas aerossóis geradas durante um procedimento dental, por exemplo, serão removidas do ar com rapidez.

Importante: O Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos em “Guidelines for Environmental Infection Control in Health-Care Facilities” recomenda que o ar de ambientes hospitalares seja filtrado/esterilizado no mínimo 12 vezes por hora através de filtros HEPA classe H13 hospitalar, com retenção de no mínimo 99,97% de partículas de 0,3 mícron.

Origem do Filtro HEPA

Desenvolvido por volta de 1940, o filtro HEPA foi utilizado no popularmente conhecido “Projeto Manhattan” (projeto que atuou na pesquisa e desenvolvimento das bombas atômicas na Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945) para evitar a propagação de radioativos em suspensão no ar. Na época, HEPA referia-se a uma marca, hoje o termo trata-se de filtros com alta eficiência para filtragem, de acordo com os padrões mínimos de filtragem das normas N100 para filtros respiradores do NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health, traduzido para Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional) dos Estados Unidos. Este núcleo faz parte do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Filtro HEPA de Purificador de Ar

Os filtros comercializados pela Ar e Saúde são o HEPA classe H13 hospitalar, o tipo recomendado pela Organização Mundial da Saúde para controle de infecção hospitalar. Nossos filtros HEPA classe H13 são certificados pelo Instituto de Tecnologia Industrial da Coreia do Sul (KITECH – Korea Institute of Industrial Technology).

Vale ressaltar que filtros denominados ‘tipo HEPA’ não atendem aos padrões necessários.

Todos os aparelhos Green Air (H13 MAX, H13 MAX-i e SS500-Pro) têm o filtro HEPA em um dos seus estágios, garantindo retenção de 99,97% de ácaros, fungos e mofo, bactérias, vírus, pó e pólen.


A Ar e Saúde é uma empresa especializada em purificadores de ar residenciais e hospitalares de alta performance. Os aparelhos são indicados para o tratamento de rinite alérgica, asma e bronquite; alergia a ácaros, pólen e odores; melhora da qualidade de ar e controle de infecções em ambientes hospitalares.

Há mais de 12 anos no mercado brasileiro, a empresa é detentora da marca Green Air no Brasil.

Compre o seu aparelho exclusivamente pelo nosso site.
Quaisquer dúvidas, fale com a nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99115-0188.